Começou a circular no último sábado, 28, os tão esperados microônibus, mas a briga ainda não acabou. De um lado está o secretário dos transportes, Alberto Fraga, tirando de circulação as "amarelinhas" e do outro, proprietários, motoristas e cobradores das respectivas vans recorrendo à justiça. O projeto Brasília Integrada foi executado visando melhorar o transporte público. Então, o que melhorou?
Refletindo
· O valor da tarifa dos circulares é inferior ao das vans, mas as vans não faziam à mesma rota que os circulares.
· Alguns ônibus farão o mesmo circuito que as antigas linhas 39 e 44, porém a quantidade de ônibus substitutos atende igualmente ao número de linhas e transportes disponíveis anteriormente?
· Um dos principais motivos para acabar com as vans seria o número de acidentes causados pelo excesso de velocidade e de passageiros. Mas, quantos ônibus quebram e andam superlotados todos os dias?
É importante querer mudar a realidade de uma população, contudo, é necessário primeiro descobrir e entender quais são. É como receitar um remédio sem saber o que o paciente está sentindo. Se política visa o bem comum e o interesse de todos, qual tem sido o real objetivo desse projeto? Será que ele realmente atende a necessidade dos passageiros?
Precisamos refletir qual a melhor maneira de solucionar um problema da coletividade, pois como disse Aristóteles: “o homem é um animal político”. Não conseguimos viver sem depender do outro. É difícil transformar uma situação se a maioria das pessoas se ausenta, fica indiferente e/ou não pensa em favor de todos.
sábado, 2 de agosto de 2008
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Um comentário:
Querida editora, não acredito em uma posição inteiramente neutra, mas acredito que ela deve ser minimizada.
As vans eram importantes para as pessoas, mas também provocavam acidentes, pertubações e caos, elas paravam em qualquer lugar e não respeitavam sequer faixas de pedestres e semaforos.
Ainda estou me acostumando a falta delas, porem o que vejo nos microônibus são pessoas mais seguras e satisfeitas.
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